quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Memórias



Felizmente, quando falamos em património cultural (arquivístico ou não), nem tudo são más notícias, ou a simples manutenção do já existente.

.

E para quem, como eu, já trabalhou num arquivo sem electricidade nem luz (e não foi há muito tempo... já para não dizer que se poderiam acrescentar aqui outras tantas situações pitorescas) , não posso deixar de registar a abertura ao público de mais um arquivo com obras feitas e onde tudo parece estar no devido sítio.
.



Estou a falar do Arquivo História da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, recém mudado para a sede.

.

E onde a história se cruza com a assistência na cidade de Lisboa, dando assim lugar à memória dos desfavorecidos e tantas vezes esquecidos. Mas como a documentação não se fica apenas por essas temáticas, aqui ficam registos de outras memórias: as dos jogos da Santa Casa.


Não serão bilhetes utilizáveis, é certo, ou com direito a algum prémio nunca reclamado... mas são documentos cuja evolução está ligada tanto à tecnologia como a novas formas de publicidade, etc.

Ora aí está um catálogo de imagens que deve ser bem interessante...

5 comentários:

Teté disse...

Que a memória seja bem conservada e que nem arquivos ou gente viva emparedada em catacumbas, sem luz do dia. O que, infelizmente, ainda acontece muito por esse país fora...

Jinhos, Leonor!

São disse...

Que maravilha receber uma agradável nova, no meio da tempestade que mos devasta.

Um bom domingo.

Alberto Oliveira disse...

... se está aberto ao público merece uma visitinha, não é? porque são de aproveitar as boas notícias sobre património cultural. Gracias pela dica.

Óptima semana.

Rui disse...

óptima sugestão.

São disse...

Tudo bem, Leonor?
Abraços.