quarta-feira, 9 de abril de 2008

O Tratado de Lisboa



… esse mesmo de que tanto se fala, mas do qual parece haver tantas certezas como muitas dúvidas…

Por isso mesmo dei por bem empregue o tempo passado hoje na Assembleia da República onde, promovida pela Comissão de Assuntos Europeus, decorreu a 3ª e última Conferência do Ciclo dedicado ao Tratado de Lisboa.

Com um leque de convidados ambicioso em número, diversidade e qualidade, a conferência permitiu a quem assistia ir tomando conhecimento dos pontos positivos e negativos que foram sendo apontados, anotar no próprio texto do Tratado (cuja edição foi aliás distribuída) as reflexões levantadas e, questão não dispiciente, questionar e dialogar.

Oradores presentes: Miguel Portas, Edite Estrela, Adriano Moreira, Pedro Gurreiro, Henrique Monteiro, Francisco Sarsfield Cabral, Carlos Gaspar, Maria Elisa Duarte, Pedro Camacho, Simeon Saxe-Coburg-Gotha.

Para aceder ao texto do Tratado clique aqui.

Site oficial disponível aqui.

2 comentários:

Ka disse...

Leonor,

A atitude é de louvar (a de quem se lembrou do ciclo de conferências) mas demonstra ao mesmo tempo como estamos a milhas e milhas de distância dos países civilizados, cuja população tem cultura política e de responsabilidade. Repara que esse ciclo de conferências é um mero detalhe quando deveria ser a informação obrigatória para a população portuguesa; tanto por princípio do dever de informar, como por ter sido exigido pela população, que sente obrigação em estar bem informada para poder decidir em consciência.

Há paises onde isto é uma realidade...para nós virá algum dia a ser? Infelizmente duvido pois o problema é cultural e serão décadas e décadas para mudar mentalidades (e isto partindo do princípio que haveria vontade de educar)

beijo

ps - desculpa o testamento mas cada vez mais o que não se passa no nosso país me irrita

ps2 - obrigada por deixares o site que se não te importares irei usar num post acerca deste assunto

Leonor disse...

Ka

Concordo contigo, a atitude é de louvar e o conceito de trazer pessoas de todos os quadrantes, pessoas de fora e permitir o diálogo foi realmente interessante, num tema que nos toca a todos.
Não sei se tiveste conhecimento que a 1ª conferência foi aí no Porto a 17 de Março, a 2ª a 1 de Abril em Faro e agora esta a encerrar em Lisboa.
Penso que tem havido outras iniciatiavas, mas sinceramente não sei, não te posso ajudar. Vou tentar saber e depois digo-te qualquer coisa
bsj